MARCIO, PREFEITO DE BH

Em junho de 2008, Marcio deixa a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico para se candidatar a Prefeito de Belo Horizonte. É eleito, conquistando a confiança de 767.332 eleitores, quase 60% dos votos válidos.

Realiza uma gestão que combina desenvolvimento e inclusão social e imprime um ritmo acelerado aos trabalhos. Põe em prática, mais uma vez, sua conhecida capacidade de planejamento. Marcio implanta, na Prefeitura, o Programa BH Metas e Resultados, que inclui a permanente avaliação dos resultados das políticas públicas, dos programas e dos projetos em andamento.

Os resultados surgem rápido. Entre inúmeras outras conquistas, Marcio conseguiu, na Educação, triplicar o número de vagas nas Escolas Integradas e aumentar enormemente o número de UMEIs. Está fazendo o maior programa de obras viárias da história de BH. Na Saúde, está erguendo o Hospital do Barreiro, o primeiro grande hospital municipal após 70 anos sem novas construções. Realizou, na Vila São José, uma das maiores obras sociais do Brasil, transformando o aglomerado, que ali existia, em um bairro urbanizado e digno, para mais de 1.400 famílias.

Marcio Lacerda inovou também ao implantar, na Prefeitura de Belo Horizonte, o Planejamento Estratégico de longo prazo. Trabalhar com planejamento sempre foi uma das características de Marcio. Além do Planejamento Estratégico para 2030, Marcio está elaborando, em conjunto com a população, também o Planejamento Participativo Regionalizado e os Planos Diretores Regionais,  programando o crescimento e o desenvolvimento integrado de todas as regiões da cidade.

Com planejamento e sensibilidade social, o trabalho de Marcio ganhou ritmo e saiu do papel. Em sua gestão, a Prefeitura não perdeu tempo. E BH inteira ganhou com isso.