Programa BH Mais Verde promove plantio de 54 mil árvores

Preocupação é com meio ambiente, qualidade de vida e a paisagem da cidade

Belo Horizonte chegará em 2014 com 54 mil novas árvores. Essa é a meta do programa BH Mais Verde, lançado em 2011, pela gestão Marcio Lacerda através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Um investimento de R$ 17 milhões que a cada período chuvoso permite que 18 mil novas mudas sejam distribuídas pelas nove regionais da cidade. “A fase de plantio vai de outubro a março. Começamos no ano passado e o serviço vai até o mesmo período entre 2013 e 2014”, explica a gerente de gestão ambiental da secretaria, Márcia Mourão. 

O programa segue uma análise criteriosa das características das espécies e das regiões onde elas serão plantadas para que as árvores cresçam de maneira saudável e tragam benefícios para o meio ambiente e a qualidade de vida na cidade. “Muitos aspectos devem ser levados em conta. São selecionadas, preferencialmente, espécies nativas, que privilegiem o sombreamento e tenham raízes pivotantes (que crescem verticalmente) para evitar que danifiquem as calçadas”, esclarece a gerente de gestão ambiental.

A diversidade de espécies e o aspecto paisagístico são outras preocupações, segundo Márcia. “Algumas são frutíferas, para atrair passarinhos. Outras dão flores e, entre essas, escolhemos espécies que o fazem em diferentes épocas do ano”, conta ela, lembrando que a expectativa é que as plantas da primeira fase já floresçam no ano que vem. “Priorizamos, por exemplo, nessa primeira etapa, o plantio de ipês roxos e rosados. Eles costumam florir no meio do ano e, assim, na época em que será realizada a Copa do Mundo, em 2014, a cidade vai estar ainda mais charmosa.”

Parte das mudas vem de fornecedores, que tiveram que se adequar à demanda que a cidade definiu. A Fundação Zoobotânica fornece as espécies de menor tamanho.

Uma vida, uma árvore

Outro importante projeto da prefeitura para cuidar do meio ambiente é o programa “Uma Vida, Uma Árvore”, desenvolvido junto com a iniciativa privada. A cada nascimento registrado na cidade, uma nova árvore é plantada. Para isso, a administração conta com a ajuda dos pais, que devem fazer o cadastramento pelo site: www.umavidaumaarvore.org. Foi o que fez o administrador Ado Lúcio Santos de Almeida. “O Arthur estava com um mês e meio quando fiz o cadastro”, conta.

Uma semana depois, Ado recebeu um certificado informando que uma pimenteira havia sido plantada na avenida Raja Gabaglia e ganhou o nome do filho dele. “Acho fantástica a iniciativa. Pretendo levar o Arthur para conhecer sua árvore quando ele crescer. Vou ajudar a regar e cuidar da plantinha para ensinar a ele o valor do verde”.

O administrador elogiou a iniciativa da prefeitura em agir como parceria no programa. “Acredito que a prefeitura está buscando voltar a arborizar a cidade, como já foi antes”. A árvore de Arthur é uma das 16 mil mudas plantadas, até o momento, dentro do programa BH Mais Verde.

 

Outras Realizações