Ações inovadoras da atual gestão dão a Marcio Lacerda título nacional de Prefeito Amigo da Criança

Entre 1.500 cidades inscritas, Belo Horizonte ficou entre as nove premiadas na categoria Destaque Nacional

Belo Horizonte já pode se orgulhar de ter um Prefeito Amigo da Criança. Em 2012, Marcio Lacerda trouxe para a capital o título entregue pela Fundação Abrinq – Save the Children como reconhecimento pelas ações em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes. A gestão 2009/2012 do município foi premiada em duas categorias numa cerimônia, em Brasília, em junho deste ano.

A capital mineira se destacou pelas ações inovadoras nas áreas de saúde e educação, que resultaram na redução significativa da mortalidade infantil e também na qualificação do sistema educacional.

Na categoria Destaque Nacional, Belo Horizonte foi uma das nove cidades premiadas, entre mais de 1.500 inscritas. Das capitais, somente Belo Horizonte e Curitiba receberam o título.

Marcio Lacerda ainda foi contemplado com o prêmio de Reconhecimento Pleno, entregue a outros 182 municípios. O prefeito dedicou as conquistas “a todos os servidores da Prefeitura de Belo Horizonte que, de forma direta ou indireta, trabalham diariamente com empenho e dedicação para cuidar cada vez mais das crianças e dos adolescentes”.

O prêmio Prefeito Amigo da Criança existe desde 2006 e tem como objetivo incentivar os municípios a fortaleceram ações que tenham como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
 

Pensando no futuro

O reconhecimento da Fundação Abrinq é resultado de um trabalho sério e transparente que Marcio Lacerda tem realizado em Belo Horizonte. Exemplo disso são as Umeis (Unidades Municipais de Educação Infantil). Criadas em 2004, elas passaram por melhorias e ampliação na atual gestão. Com Marcio Lacerda, mais de 25 Umeis foram cons­truídas. Hoje, a cidade conta com 66 unidades em pleno funcionamento e há outras 50 em andamento.

Com a Escola Integrada, alunos de escolas municipais passam nove horas por dia nas instituições de ensino. Desde que assumiu, Marcio Lacerda aumentou o número de beneficiados pelo programa de 15 mil para 65 mil crianças.

A alimentação oferecida gratuitamente aos estudantes também é outro destaque na atual gestão. O cuidado rendeu a Belo Horizonte o título da 6ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar (categoria Desempenho Administrativo/Financeiro), em 2009. O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Outras Realizações