Prefeitura investe em iluminação da Lagoa da Pampulha e garante mais segurança e tranquilidade a moradores e turistas

Ao todo, foram gastos R$ 3,5 milhões em projeto que melhorou as condições de circulação ao longo de 17,3 km de pista de corrida e na ciclovia

Quem costuma frequentar a orla da Lagoa da Pampulha para praticar esportes, fazer caminhadas ou apenas para passear com a família à noite percebeu o novo sistema de iluminação nos 17,3 km da pista de corrida e na ciclovia desse que é considerado um dos mais importantes cartões-postais de Belo Horizonte. O investimento da atual gestão, elaborado pela Cemig e concluído em 2011, tem garantido a moradores e visitantes mais tranquilidade e segurança.

"É visível que aumentou o número de frequentadores na orla no período noturno em função da nova iluminação e por ser um horário ideal para as pessoas que trabalham durante o dia praticar suas atividades físicas e apreciarem as belezas da região", disse o secretário municipal da Regional da Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior.

Com investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões, o projeto foi executado em duas etapas. Na primeira, foi feita a troca de aproximadamente 750 conjuntos de lâmpadas, de luminárias e de equipamentos técnicos no trecho que compreende toda a orla da lagoa. Na segunda fase, foi providenciada a instalação de mais de 1.100 luminárias na pista de corrida e na ciclovia, exceto na barragem, em função do Aeroporto da Pampulha, e onde estão instalados os monumentos arquitetônicos, com o objetivo de preservá-los.

No novo sistema de iluminação foram usadas lâmpadas de vapor metálico de 70 watts, que são mais econômicas. Outra vantagem desse modelo de iluminação é a qualidade e a visibilidade que as lâmpadas emitem através de uma luz branca e uniforme, que permite melhor reprodução de cores e ainda aumenta as condições de visibilidade, seja para quem está ao volante e também para ciclistas, motociclistas e os pedestres.

A professora Lúcia de Fátima trabalha durante o dia e aproveita as noites para se exercitar. Ela conta que durante a instalação dos novos equipamentos de iluminação, os frequentadores da orla estranharam pelo transtorno natural de toda obra, mas, quando os resultados vieram, todos sentiram que a obra valeu a pena. "Agora nos sentimos mais seguros para fazer nossa caminhada. Eu e minha família agora não precisamos mais escolher horário para vir à orla", conta a moradora.

Outra que sente mais feliz e protegida com a iluminação da orla é a aposentada Stela Mares Alves da Silva. Diariamente, ele sai de casa para fazer sua caminhada. Além de melhorar as condições para a prática de exercícios físicos à noite, a iluminação nova, segundo Stela Mares, deixou a paisagem na Pampulha ainda mais bonita. "Com os novos postes podemos apreciar muito mais a paisagem maravilhosa que temos aqui".

Poder apreciar o cartão postal de Belo Horizonte à noite é o que tem atraído a empresária e moradora da Pampulha, Rossane Anderson Santos Lopes. Ela conta que se sente mais segura para fazer os passeios noturnos pela lagoa. "A orla está maravilhosa à noite. Agora posso vir sozinha. Com certeza foi uma obra muito boa para nós. Percebi o quanto aumentou o número de caminhada à noite e é por causa da nova iluminação. Ficou excelente".

 

Outras Realizações